Conclusões do Congresso Latino-Americano de Educação em Valores Humanos.

29 e 30 de Junho de 2019

Centro de Convenções Arturo Frondizi
Vicente López, Buenos Aires, Argentina.

Aspectos gerais

O Congresso foi gratuito e foi patrocinado pelo Município de Vicente López e pela Embaixada da Índia na Argentina, juntamente com o acompanhamento de 14 outras instituições.

600 pessoas participaram permanentemente em todas as sessões no sábado e no domingo.

Participantes da América Latina da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Uruguai e Venezuela, também da Índia, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Cingapura e Fiji.

Na cerimônia de abertura no palco estavam Sri Maddusudhan (líder social e espiritual da Índia), Sri BN Narasimha Murthy (Reitor da Universidade de Excelência Humana Sathya Sai – Gulbarga, Índia), Marcelo Wechsler (Deputado Nacional – Cidade do Bem) Aires), Sri Raakesh Natraj (adido cultural da Embaixada da Índia).

A presença da Fanfarra do Regimento de Granadeiros a cavalo na inauguração do Congresso e o canto do Hino Nacional da Argentina foram um momento altamente emocionante.

A transmissão simultânea de todas as apresentações foi realizada nos dois dias. O Congresso foi seguido por mais de 3.500 pessoas on-line. O chefe da base de Marambio, comodoro Lucas Lugones, transmitiu sua apresentação diretamente da Antártica.

Participaram 20 palestrantes da Argentina e de 7 outros países.

Os tópicos discutidos nas diferentes tabelas foram:

  1. Alimento.
  2. Deficiência.
  3. Educação em valores em todas as idades: infância, adolescência, adultos jovens e adultos mais velhos. Apresentação de novos materiais preparados recentemente para a Abertura e Inauguração do Instituto de Valores Humanos.
  4. Empresas.
  5. Meio ambiente.
  6. Saúde
  7. Transformação da comunidade: liderança, construção do primeiro lar.

Conclusões

  • Somos muito mais do que pensávamos quando começamos a projetar o Congresso. Existe um número muito grande de instituições, de O.N.Gs. Fundações e empreendimentos pessoais, públicos e privados, trabalhando desinteressadamente na busca de construir um mundo melhor.
  • Estamos criando uma plataforma virtual para continuar trabalhando a partir daqui. Por meio dessa plataforma, forneceremos informações sobre as próximas etapas.
  • Na área de treinamento, incluiremos um capítulo especial dedicado à Educação em Saúde. Com ênfase particular na importância da vida e sua conservação, não apenas pelo estímulo à adoção de hábitos saudáveis, mas também incorporando o conceito de sacralidade de cada vida humana.
  • Os valores humanos cruzam todas as instâncias de nossas sociedades, em qualquer campo em que as observamos  elas estão presentes, dando sentido e direção a cada ação, a cada empreendimento, a cada projeto. É por isso que o Instituto, aberto recentemente, lidará com os valores humanos na estrutura geral de nossas sociedades, começando pelo campo educacional.
  • Essa concepção anda de mãos dadas com a incorporação da espiritualidade como uma dimensão específica do humano. Existe uma percepção do transcendente em cada pessoa, que pode ou não estar dentro de sua tradição de origem familiar ou comunitária, mas que permeia seu olhar no mundo e também em seu destino. Vimos que era uma necessidade urgente não apenas de aceitar, mas de integrar a espiritualidade como parte da riqueza única que possuímos como seres humanos, e compartilhar as aparentes visões diferentes de todas as grandes tradições e, assim, enriquecer nosso espírito.
  • Houve consenso sobre a necessidade de continuar trabalhando na direção da educação, especialmente na infância. A diferença entre uma parte muito submersa e periférica da sociedade e outra que acessa recursos alimentares, de saúde e educação está aumentando. A formação de professores que sabem integrar os alunos mais vulneráveis ​​é essencial.
  • Finalmente, como parte das conclusões, este Congresso superou as expectativas dos organizadores e dos participantes. E, nesse sentido, concluímos que este congresso é e era necessário. Necessário para cada um de nós sem dúvida, mas também para nossas sociedades. Somos pessoas ansiosas por uma mudança profunda que vai além do mero desejo, é uma mudança necessária para ser visualizada e vivenciada em nossas ações.

A mudança em nossas ações é necessária para nossa querida Terra (Gaia), que está exausta, cansada do uso abusivo de seus recursos vitais. E necessário especialmente para nossas almas, que neste momento estão reconhecendo a missão, o destino e o propósito de nosso nascimento. Cada pequena mudança que podemos produzir nos aproxima de uma sociedade mais justa, mais equitativa e que gera felicidade para todos.

Encerramos, em nome de todo o grupo organizacional e do Comitê do recém-inaugurado Instituto Latino-Americano de Valores Humanos, desejando com toda a força de nossos corações que escutemos a Voz Interior e realizemos o sonho e a promessa de todos os Mestres de todas as tradições de viver como irmãos sob a paternidade de um Deus.

ACESSO AOS MATERIAIS DO CONGRESSO

Convidamos você a registrar-se para acessar o material exclusivo disponível no campus do Instituto Latino-Americano de Valores Humanos*.

O registro é totalmente gratuito!

Esta proposta é ideal para você se é:

  • Professor e trabalha em uma instituição educacional.
  • Liderança: mãe / pai que deseja adquirir ferramentas de educação em valores humanos.
  • Um graduado / profissional que procura desenvolver habilidades pedagógicas e educacionais.
  • Uma pessoa disposta a contribuir para a prática dos valores humanos em sua comunidade.

*Observação: para acessar o material na integra é necessário realizar o cadastro na plataforma.